O sistema de agendamento de laboratório de informática tem o objetivo de organizar o uso da sala, evitando conflitos de horários e melhorando o aproveitamento dos computadores.
Além disso, evita a lotação desnecessária, já que a sala suporta apenas 15 alunos por vez.
Esse tipo de sistema permite que professores e alunos reservem horários de forma digital, garantindo controle e eficiência no uso dos recursos disponíveis.
O projeto está relacionado ao ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), pois utiliza tecnologia para melhorar a gestão e a utilização dos equipamentos dentro da escola, com tudo, isso se enquandra no mapa de sustentabilidade, porque estamos a preservar a máquina e organizando o quanto e quando vai ser usada, e quando vai ter intervalos e espaço de tempo para não sobrecarregar uma máquina, nem danificar totalmente, por isso a sugestão de uma manutenção na Sexta-feira.
O sistema também contribui para o bem-estar das máquinas, já que existe manutenção nas sextas-feiras, evitando sobrecarga e ajudando na sustentabilidade dos equipamentos.
Apesar dos benefícios, podem existir dificuldades relacionadas à grande quantidade de alunos e aos horários disponíveis.
Porém, isso pode ser resolvido através de uma programação semanal com horários organizados e vagas liberadas no laboratório.
No geral, o sistema representa uma solução inovadora que melhora a eficiência e a organização do ambiente escolar, deixando o espaço mais receptivo, produtivo e tecnológico.